Fonte 12V 1Amp

Fonte de alimentação para utilização diversa. Para circuitos mais sensíveis à variações de tensão deve ser utilizado um regulador de tensão.Uma fonte de alimentação é um aparelho ou dispositivo eletrônico constituído por 4 blocos de componentes elétricos: um transformador de força (que aumenta ou reduz a tensão), um circuito retificador, um filtro capacitivo e/ou indutivo e um regulador de tensão.

Uma fonte de alimentação é usada para transformar a energia elétrica sob a forma de corrente alternada (CA) da rede em uma energia elétrica de corrente contínua, mais adequada para alimentar cargas que precisem de energia CC.

Numa fonte de alimentação do tipo linear, a tensão alternada da rede elétrica é aumentada ou reduzida por um transformador, retificada por diodos ou ponte de diodos retificadores para que somente os ciclos positivos ou os negativos possam ser usados, a seguir estes são filtrados para reduzir o ripple (ondulação) e finalmente regulados pelo circuito regulador de tensão. 
Vamos agora entender um pouco o funcionamento do circuito, que neste casso foi utilizado  o Retificado de Onda Completa em Ponte.

Funcionamento:

No circuito retificador a tensão alternada presente no secundário do transformador VS é retificada porque sempre haverá um caminho para a corrente circular formado por um par de diodos que direciona a corrente para o terminal positivo da ponte!

Para a análise você deve olhar para o circuito sem o capacitor de filtro desta forma terá uma visão melhor da forma de onda presente na carga, como é mostrado nas figuras abaixo!

Quando a tensão no secundário for positiva no ponto “A” em relação ao ponto “B” a corrente flui passando pelo diodo D1 da ponte, pois, a corrente deve seguir o sentido da seta dos diodos. Depois a corrente passa pela carga RL, volta pelo terra para o terminal negativo da ponte e encontra dois diodos com setas habilitando a corrente a circular, mas, a corrente vai para o potencial mais baixo que é ponto “B” do transformador via diodo D2, acorrente segue em direção ao terminal negativo! Na verdade o diodo D1 está inversamente polarizado, pois o potencial mais alto está no catodo! 

  
Quando a tensão no secundário for positiva no ponto “B” em relação ao ponto “A” a corrente flui passando pelo diodo D4 da ponte, pois, a corrente deve seguir o sentido da seta dos diodos. Depois a corrente passa pela carga RL, volta pelo terra para o terminal negativo da ponte e encontra dois diodos com setas habilitando a corrente a circular, mas, a corrente vai para o potencial mais baixo que é ponto “A” do transformador via diodo D3, a corrente segue em direção ao terminal negativo! Na verdade o diodo D2 está inversamente polarizado, pois o potencial mais alto está no catodo!

 
 
Observe que na carga a corrente sempre flui do terminal superior para o terminal inferior, o terminal superior é o positivo da fonte!
Este é um retificador de onda completa, pois nos dois semi-ciclos há presença de energia na carga! 

Capacitor de filtro: 

Para completar o circuito é necessário colocar um capacitor em paralelo com a carga para filtrar a tensão pulsante na saída.

A figura abaixo mostra o circuito completo!


E por fim o esquemático, para isso foi utilizado o
EAGLE Software Design PCB disponivel para download no site:
www.cadsoftusa.com

Ferramenta fácil de usar, e muito poderosa para projetar placas de circuito impresso. 

Este é o Schematic da Fonte 12V 1Amp elaborado no EAGLE



E assim ficou a Fonte 12V 1Amp

Com as seguintes dimensões:
Altura: 43 mm
Largura: 50 mm
Comprimento: 83 mm









Se quiser ter acesso ao arquivo basta clicar em download:
CONTEÚDO COMPLETO elaborado no EAGLE - Version 5.10.0 ou superior.
Download

4 comentários:

Pedro disse...

como vc fabrica as placas?

iGoR(!) disse...

Olá Jeferson!
Você que fabrica as PCI? Que método usa?

Unknown disse...

Caro Igor, sim todas as placas aqui apresentadas foram confeccionadas por mim e para isso foi utilizando o método térmico, ou seja transferência térmica do toner impresso no papel Couchê - Gramatura: 150 g – formato (31,5 x 21,5 cm)

Unknown disse...

Bom dia Igor, estou fazendo um trabalho de escola, no esquema a fonte tem saida de 20V? o dimencionamento não é de 12? voce teria o esquema das furações da placa para nós fazermos?

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
- Para solicitação de algum material não disponível no blog utilize o formulário de CONTATO.

Compartilhando Circuitos e Informações